sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Professores da Escola Politécnica da USP disponibilizam as primeiras vídeo aulas de eletrônica

Resumo: Este artigo apresenta a iniciativa de professores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em produzir e disponibilizar vídeo aulas aos alunos da disciplina básica de eletrônica. O objetivo dessa realização visa ampliar as opções de acesso para a aprendizagem e contribui na melhoria do rendimento escolar dos alunos matriculados nos cursos de engenharia elétrica da POLI. As filmagens de teste foram iniciadas no final do primeiro semestre de 2012 para se escolher a forma de captura de imagens das aulas mais adequada ao estilo de cada professor utilizando tecnologia de videocasting ou screencasting.  As aulas para videocasting foram testadas de três formas distintas: (a) lâminas em transparências projetadas com retroprojetor; (b) slides de apresentação em powerpoint projetadas com datashow; (c) aula manualmente escrita com giz em lousa tradicional ou com pincel em quadro branco. Em Agosto de 2012, as primeiras vídeos aulas foram gravadas em screencasting através de aplicativos de captura de telas das apresentações em PowerPoint feitas pelos professores e foram postadas no site da disciplina e no YouTube.

Palavras-chaveVídeo Aulas, Screencasts, Curso de Eletrônica Básica, PSI2306, Escola Politécnica da USP, Educação em Engenharia, e-Lessons, m-Learning, e-Learning, OCW, Wilhelmus Adrianus Maria Van Noije, Armando Antônio Maria Laganá, João Antônio Martino, Antônio Carlos Seabra, Luiz Fernando Santoro.

Introdução

Professores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo disponibilizaram em Junho deste ano, uma série completa de vídeo aulas direcionadas aos alunos da engenharia elétrica matriculados no curso de eletrônica básica, disciplina PSI2306.

Esta iniciativa contou com a participação conjunta dos professores Wilhelmus Adrianus Maria Van Noije (Vídeo 1), Armando Antônio Maria Laganá (Vídeo 2), João Antônio Martino (Vídeo 3) e Antônio Carlos Seabra (Vídeo 4), professores do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da POLI e responsáveis pelo curso de eletrônica.


Vídeo 1 - Teste de filmagem com o Prof. Wilhelmus Adrianus Maria Van Noije.

Vídeo 2 - Teste de filmagem com o Prof. Armando Antônio Maria Laganá.

Vídeo 3 - Teste de filmagem com o Prof. João Antônio Martino.

Vídeo 4 - Teste de filmagem com o Prof. Antônio Carlos Seabra.

Na opinião dos alunos da POLI, o curso PSI2306 é muito rico em conteúdos e é bastante difícil por exigir muitas horas de dedicação diária para aprender e fixar os conceitos envolvidos, e esta opção de aulas em vídeos os ajudam a rever os pontos importantes e não bem compreendidos durante as aulas presenciais.

Para os professores, os alunos matriculados na PSI2306 passam a contar com mais opções para aprender eletrônica:
  • podem assistir às aulas teóricas presencialmente em sala de aula na POLI, para assimilar os conceitos principais ministrados nos dias agendados;
  • podem assistir às aulas virtualmente a qualquer hora e em qualquer lugar, para rever o que foi ministrado em sala de aula no caso de ter perdido uma aula presencial; e
  • podem aprender efetivamente através revisões sucessivas das vídeo aulas, no ritmo próprio de cada um até que sejam fixados os conceitos importantes e consigam fazer as ligações entre os conceitos aprendidos com outros de maior grau de complexidade.
A direção dos testes das filmagens foi feita pelo Prof. Luiz Fernando Santoro, do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA (Escola de Comunicação e Artes da USP), e a coordenação geral das mídias digitais (videocasts e screencasts) nas mídias sociais YouTube, Blogger, e Plataforma microEDUC foram feitas por Carlos Alberto Rosa, pesquisador em m-LearningFlipped ClassroomWeb-collaboration Learning na área de Educação em Engenharia no campo da Microeletrônica, Nanoeletrônica e Nanotecnologias.


Vídeo 5 - Vídeo do making-off do Prof. Luiz Fernando Santoro (CJE/ECA/USP) dirigindo os professores da POLI durante as filmagens de teste realizadas em Junho/2012.

A decisão de se utilizar o YouTube para hospedar as vídeo aulas da disciplina PSI2306 da POLI está diretamente relacionada com o objetivo de manter as vídeos aulas em um servidor com recursos para compartilhar os vídeos com as grandes redes sociais para dar maior visibilidade e beneficiar um público cada vez maior de alunos de cursos de engenharia elétrica, com custos de manutenção e hospedagem praticamente inexistentes.
Vídeo aulas para dispositivos móveis (m-Lessons)

Todas as vídeo aulas de eletrônica da PSI2306 foram elaboradas para serem visualizadas normalmente a partir de qualquer dispositivo móvel (smartphones e tablets - Figura 1), além dos tradicionais computadores desktops, notebooks, ultrabooks, netbookschromebooks, podendo ser baixadas em várias resoluções para serem assistidas off-line, a qualquer tempo e ritmo, nas disponibilidades de tempo de cada aluno.
(a)
(b)
Figura 1 - Vídeo aulas da PSI2306 no aplicativo YouTube: (a) iPhones 4 e 5, (b) iPad mini.

As vídeo aulas foram testadas e capturadas inicialmente em videocasting utilizando uma sala de aula normal a qual foi equipada ao estilo de um estúdio de televisão (Veja o Vídeo 6 abaixo).


Vídeo 6 - Vídeo da sala de aula utilizada para as gravações e testes de filmagem em Junho/2012. Sala da pós-graduação do PEA/EPUSP.

Os testes de filmagem foram feitos no final do primeiro semestre de 2012, com capturas de vídeo por meio de filmadoras profissionais e semiprofissionais em Full HD (1920 x 1080p).

Numa etapa de pós-produção todos os vídeos foram reduzidos para o padrão HD (1280 x 720p) por dificuldades de edição, armazenamento de mídias e consumo elevado de tempo de upload para os canais dos servidores de vídeos compartilhados utilizados originalmente para a disciplina.

As vídeo aulas produzidas para o curso PSI2306 seriam inicialmente destinadas aos alunos da turma de eletrônica matriculados no segundo semestre de 2012, mas recentemente os professores da POLI decidiram disponibilizá-las ao público em geral.

As aulas iniciais da PSI2306 foram produzidas em screecasting (captura de telas do notebook juntamente com a voz do apresentador), diretamente no notebook pelo professor Dr. Antônio Carlos Seabra, fazendo uso do software Camtasia.

Nas vídeo aulas da PSI2306, os alunos podem encontrar todas as informações pertinentes a cada tópico de aula ministrada no programa do curso, bem como dicas sobre exercícios relevantes e para as avaliações periódicas, técnicas de resolução de problemas importantes e explicações gerais sobre trabalhos a serem entregues ou listas de exercícios recomendadas.

As vídeo aulas do curso de eletrônica básica da POLI podem ser assistidas no canal PSI2306 do YouTube, e o seu conteúdo programático pode ser visualizado no Vídeo 7 abaixo:


Vídeo 7 - Vídeo de apresentação da disciplina PSI2306 no YouTube.


Referências
  1. Google Apps for Education: < http://www.google.com/enterprise/apps/education/ >
  2. Canal da disciplina PSI2306 no YouTube: < http://www.youtube.com/user/psi2306 >
  3. Edição de vídeo online no YouTube (Online Video Editing): < www.youtube.com/editor >
  4. Transmissão de vídeo ao vivo no YouTube (Broadcast Live): < www.youtube.com/live >
  5. Plataforma microEDUC: < http://www.microeduc.com >
  6. Plataforma nanoEDUC: < http://www.nanoeduc.com >
  7. Site do Prof. Carlos Rosa: < http://www.carlos-rosa.com >
  8. Blog do Prof. Wilhelmus Adrianus Maria Van Noije: < www.noije.blogspot.com >
  9. Site da POLI: < http://www.poli.usp.br >
  10. Site do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da POLI: < http://www.psi.poli.usp.br >
  11. Site da Universidade de São Paulo: < http://www.usp.br >
  12. Licenças Creative Commons: < http://creativecommons.org >
  13. Plataforma OCW da UNICAMP: < http://www.ocw.unicamp.br >
  14. Plataforma e-Aulas da USP: < http://www.eaulas.usp.br >
Wikipedia Bookmarks
  1. Open educational resources (OER)
  2. MIT OpenCourseWare
  3. Open Michigan
Cursos OCW de Eletrônica
  1. Eletrônica Básica do MIT: < https://6002x.mitx.mit.edu/ >
Cursos OCW em Nanotecnologia
  1. Introdução à Nanotecnologia: < https://www.coursera.org/course/nanotech >

Nenhum comentário:

Postar um comentário