sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

O projeto OCW da UNICAMP

Resumo: Este artigo faz uma breve descrição sobre o projeto OCW da UNICAMP criado em 2011, aderindo ao movimento OCW iniciado pelo MIT em 2002.

Palavras-chaveVídeo Aulas, Curso de Eletrônica Básica, Escola Politécnica da USP, Educação em Engenharia, e-Lessons, m-Learning, e-Learning, OCW, MOOC.

Introdução

Em 25 de abril de 2011, a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) lançou oficialmente o OCW na UNICAMP, para hospedar conteúdos das disciplinas dos cursos de graduação em meio digital, com filosofia inspirado no projeto MIT OCW.

O objetivo do projeto OCW da UNICAMP é disponibilizar para a sociedade, de forma gratuita, materiais como textos, fotos, animações, apostilas e vídeos. No seu lançamento, a plataforma contava com 12 disciplinas cadastradas em diferentes áreas do conhecimento. Os materiais didáticos dessas disciplinas são acessados gratuitamente pelo público interessado, não sendo necessário fazer qualquer inscrição ou solicitação formal junto à UNICAMP, ou mesmo dos professores. O usuário simplesmente deve concordar com as condições previstas nos termos de uso dos serviços baseado em licenças Creative Commons, condições semelhantes aos padrões adotados pelo projeto original do MIT OpenCourseWare.

Na ocasião do lançamento o reitor da UNICAMP, Prof. Fernando Ferreira Costa, disse: “Para a Unicamp, é muito importante tornar esses conteúdos acessíveis à comunidade acadêmica e à sociedade em geral. Temos convicção de que cada vez mais professores se interessarão pelo uso dessa ferramenta”.

O projeto da Plataforma  OCW da UNICAMP começou a ser formatado em 2009, por meio de um acordo assinado entre a UNICAMP e Universia Brasil. E, segundo Ricardo Fasti, diretor-geral da Universia Brasil, "o desafio que fica aos professores é fazer com que os conteúdos de suas aulas presenciais também possam ser aprendidos à distância”.

Atualmente, a Plataforma OCW da UNICAMP (Figura 1), conta com 34 cursos, distribuídos em 7 institutos (Química, Economia, Matemática, Estatística e Computação Científica, Geociências, Artes, Computação e Física) e em 6 Faculdades (Ciências Aplicadas, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Médicas, Engenharia Elétrica e de Computação).


Figura 1 - Página do site oficial da Plataforma OCW da UNICAMP: < http://ocw.unicamp.br >.

O uso da Plataforma OCW da Unicamp segue uma tendência mundial que possibilita ampliar a relação institucional com a comunidade, da mesma forma como ocorreu nos Estados Unidos com Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Referências
  1. Plataforma OCW da UNICAMP: < http://www.ocw.unicamp.br >
  2. Site do Prof. Carlos Rosa: < http://www.carlos-rosa.com >
  3. Site do Instituto de Tecnologia de Massachusetts: < http://www.mit.edu >
  4. Sobre MIT OCW no Portal Universia Brasil: < http://mit.universia.com.br/sobreocw.jsp >
  5. Plataforma do MIT OpenCourseWare: < http://ocw.mit.edu/ >
  6. Canal do MIT OWC no YouTube: < http://www.youtube.com/user/MIT >
  7. Licenças Creative Commons: < http://creativecommons.org >
  8. Open Yale Courses: < http://oyc.yale.edu/ >
  9. Open Michigan < http://open.umich.edu/ >
  10. Site do OCW Consortium: < http://www.ocwconsortium.org/ >
  11. Site do Open Culture sobre Free online Courses: < http://www.openculture.com/freeonlinecourses >
  12. Top 10 OCW Universities: < http://www.jimmyr.com/blog/1_Top_10_Universities_With_Free_Courses_Online.php > 
Wikipedia Bookmarks
  1. Open educational resources (OER)
  2. MIT OpenCourseWare

Nenhum comentário:

Postar um comentário