sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Aplicativos móveis para produção de apresentações do tipo Screencasts

Resumo: Este artigo apresenta uma pequena lista de aplicativos móveis para o tablet iPad da Apple para serem utilizados por professores e alunos nas produções de vídeo aulas e apresentações do tipo screencast para serem postadas no YouTube ou em videotecas online de compartilhamento de vídeo didáticos do tipo MediaCore.

Palavras-chaveVídeo Aulas, Video Lessons, Screencasting, Screencasts, Screen Capture, Screen Recorder, Explain EveryThing, ScreenChomp,Knowmia Teach, Doodlecast Pro, Doceri, MediaCore.

Introdução

Com relação aos dispositivos móveis, existe atualmente uma infinidade de aplicativos com funcionalidades destinadas à produção de screencasting, porém dentre vários existentes e testados, destacamos cinco deles que podem ser facilmente utilizados no iPad da Apple:
  1. Explain EveryThing: é um aplicativo pago para iPad que permite o professor explicar tudo que aparece na tela. O aplicativo permite fotografar uma página, fazer anotações e marcações, enquanto as suas explicações com a voz vão sendo gravadas em vídeo na memória. É semelhante ao ScreenChomp mas difere na postagem do vídeo que pode ser enviado diretamente para um canal da disciplina no YouTube. O aplicativo permite importar imagens, documentos do Microsoft Office (Word, PowerPoint, Excel) e arquivos PDF, vídeos, navegar na internet, usar um ponteiro laser, exportar vídeos para outros aplicativos e ainda armazenar os vídeos produzidos em espaços virtuais de armazenagem (Cloud Storages: Dropbox, Skydrive, Google Drive, Box e Evernote).
  2. ScreenChomp: é um aplicativo gratuito para iPad que permite criar vídeo aulas com um iPad e publicá-las no site da ScreenChomp. As vídeo aulas podem ser assistidas online ou através de download no formato de arquivos MPEG-4 diretamente na memória do iPad. O aplicativo se parece com uma lousa onde você escreve sobre ela, posta imagens e navega pela tela gravando sua voz enquanto estiver colocando os objetos e outras informações na lousa. Os alunos também podem usar ScreenChomp para ajuda mútua, e no caso de alguém não entender algo, somente o material necessário pode ser adicionado a partir de um ponto específico.
  3. Knowmia Teach: este aplicativo é semelhante ao ScreenChomp e ao Explain EveryThing permite explicar tudo, e permite que você crie um vídeo quadro branco. O que diferencia este aplicativo gratuito dos demais é que ele permite que gravar um vídeo de si mesmo enquando se navega no quadro branco. Uma telinha do tipo PIP (Picture in Picture) aparece no canto da tela para que os alunos possam ver o professor enquanto está colocando os textos, desenhos, ou escrevendo na lousa. O aplicativo também permite usar vários quadros para separar os tópicos de uma aula, permitindo a criação de aulas mais personalizadas.
  4. Doodlecast Pro: este aplicativo pago para iPad é perfeito se o professor estiver com pressa para montar uma aula ou desejar um processo mais simples possível para produção de vídeo aulas. O Doodlecast Pro permite gravar a sua voz como os demais, enquanto desenha ou escrever na tela, e ao final, a aula é salva diretamente para a pasta de vídeos, podendo facilmente ser compartilhada via e-mail, Dropbox ou YouTube. O aplicativo suporta várias páginas e possui um botão de voltar (rewind), não só para reproduzir uma lição, mas também para desfazer e refazer qualquer coisa capturada errada em algum momento da aula.
  5. Doceri: este aplicativo é gratuito para o iPad e permite montar aulas desenhadas à mão, ao estilo utilizado por Salman Khan nos vídeos postados no YouTube e na Khan Academy. permitindo  adicionar a gravação de sua voz. A diferença com os aplicativos anteriores reside na interatividade, isto é, a aula poderá ser editada a qualquer momento e continuar de onde parou. O professor pode desenhar primeiro e disponibilizar todos os recursos da aula, para depois acrescentar a sua voz e explicar sobre os elementos na tela. Arquivos de áudio podem ser inseridos em qualquer ponto da aula. E se um aluno fizer uma pergunta sobre a aula no dia seguinte em sala de aula, o professor poderá comandar o seu computador através do iPad e enviar as imagens para um projetor. Se necessário, o professor poderá alterar partes da aula que não ficou bem compreendida na frente da classe, facilitando referências a ela quando necessário. As vídeo aulas poderão ser compartilhadas por e-mail, no Facebook e no YouTube.
São tantos os aplicativos interessantes de screencasting para dispositivos móveis, que gravar vídeo aulas está se tornando uma atividade muito prazerosa e útil aos professores em geral.

Referências
  1. Site do Prof. Carlos Rosa: < http://www.carlos-rosa.com >
  2. Página de suporte do iTunesU para Mac e PC: < http://www.apple.com/support/itunes-u/ >
  3. App iTunesU for iPad no iTunes: < https://itunes.apple.com/us/app/itunes-u/id490217893?mt=8 >
  4. App Explain EveryThing for iPad no iTunes: < https://itunes.apple.com/us/app/explain-everything/id431493086?mt=8 >
  5. App ScreenChomp for iPad no iTunes: < https://itunes.apple.com/us/app/screenchomp/id442415881?mt=8 >
  6. App Knowmia Teach for iPad no iTunes: < https://itunes.apple.com/us/app/teach/id527216211?mt=8 >
  7. App Doodlecast for iPad no iTunes: < https://itunes.apple.com/us/app/doodlecast-pro/id469486202?mt=8 >
  8. App Doceri for iPad no iTunes: < https://itunes.apple.com/us/app/doceri/id412443803?mt=8 >
Wikipedia Bookmarks
  1. Screencast
  2. Video lesson
  3. Camtasia Studio
  4. CamStudio

Nenhum comentário:

Postar um comentário