sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Aplicativos desktop para produção de video aulas do tipo Screencasts

Resumo: Este artigo apresenta uma pequena lista de aplicativos desktop para serem utilizados na produção de vídeo aulas do tipo screencast para serem postadas no YouTube ou em videotecas online de compartilhamento de vídeo didáticos do tipo MediaCore.

Palavras-chaveVídeo Aulas, Video Lessons, Screencasting, Screencasts, Screen Capture, Screen Recorder, CamStudio, Debut Video Capture, Camtasia, Snagit, MediaCore.

Introdução

Para a produção de vídeos aulas em screencasting foram analisadas alguns aplicativos utilizados para o ambiente Windows, os quais podem ser baixados gratuitamente a partir dos sites de seus distribuidores.

Esta categoria de software é chamada de Screen CaptureScreen Recorder ou Screencasting, ou simplesmente capturadores de telas ou gravadores de telas.

De um modo geral esses aplicativos gravadores de telas podem gerar diversos arquivos de vídeos de saída com as extensões tradicionais em ".AVI", ".MP4", ".FLV", ".SWF", ".MOV", etc.

Alguns gravadores de telas permitem a captura de áudio através de uma entrada para microfone, simultaneamente com a captura de imagens da tela que pode mostrar ou não a movimentação do cursor do mouse na tela. A gravação pode ser configurada para diferentes taxas de gravação de quadros por segundo.

Relacionamos abaixo alguns software para screencasting analisados e que estão disponíveis nas versões gratuita (Free Trail) ou paga, podendo ser baixados e instalados em computadores PC com Windows:
  1. CamStudio
  2. MovAvi Screen Capture
  3. ScreenCapture
  4. Debut Video Capture
  5. Screen Record
  6. Free Screen Recorder
  7. Camtasia
  8. Snagit for Camtasia, YouTube, PowerPoint e MediaCore
Referências
  1. Site do Prof. Carlos Rosa: < http://www.carlos-rosa.com >
Wikipedia Bookmarks
  1. Screencast
  2. Video lesson
  3. Camtasia Studio
  4. CamStudio

Nenhum comentário:

Postar um comentário